Mudar o visual do cabelo pode ser uma aventura caso você não consiga se comunicar com o profissional. O que deveria ser um momento gostoso, ter um resultado satisfatório pode acabar, no final das contas, sendo frustrante. Mas afinal, como explicar para o profissional o corte de cabelo que você quer?
Saber e ter em mente o que deseja é fundamental antes de entrar no salão. Buscar inspiração em revistas ou na Internet vira um programa divertido! Conhecer a sua realidade (potencial e limitações do seu cabelo e sua disposição diária para produzi-lo) também faz toda a diferença para uma decisão final. Mesmo que reste aquela dúvida se a sua escolha será ou não viável pra você, é o profissional quem mais poderá te auxiliar nesta questão!
Ao relatar para o cabeleireiro os seus desejos seja objetivo e não desvie o foco, assim ele irá trabalhar com mais segurança sabendo que existem expectativas a serem concretizadas. Saiba que a satisfação é uma via de mão dupla: quando o profissional sente que não realizou o desejo do cliente ele também se frustra…
Outro ponto importante abordar é que não existem nomenclaturas técnicas nesta profissão. Sendo assim, explique ao seu modo. Se necessário com o auxílio de gestos, ilustrações ou imagens para que não haja ruído na comunicação entre vocês.
Por exemplo, o que é curto pra você pode não significar necessariamente o mesmo para o cabeleireiro. É uma explicação muito subjetiva. Então certifique que você está sendo ouvido e compreendido pelo profissional. Tentar explicar não é pagar mico, sair insatisfeito… Aí sim, de fato é!
Vão aí algumas sugestões na hora de explicar um corte:
- Você gostaria de cortar o cabelo ou apenas apará-lo?
- Gosta dos cabelos volumosos ou sem volume? Em algum ponto específico?
- Quer um corte mais sólido (fios inteiros) ou fluido (fios em camadas)?
- Vai usá-los naturalmente ou escovados? Explique como é a textura natural do seu fio: Liso, ondulado ou cacheado. Vale informar se o cabelo possui química que alterou a textura do fio e quando esta foi feita.
- Caso seu fio seja naturalmente ondulado ou cacheado, você gostaria de realçar esta textura?
- Gosta que as pontas se projetem para fora ou para dentro?
- Quer a base do corte reta, arredondada ou em “v”?
- Se desejar a base do corte com alguma inclinação, será ela para frente ou para trás? Acentuada ou suave?
- Quer emoldurar o rosto em camadas? Dar início a partir de qual ponto do rosto?
- Gostaria de uma franja? Como
ela seria?
- Pesada ou leve?
- Reta ou com inclinação?
- Caso queira uma franja com
inclinação, ela será:
- Apenas para um dos lados (em diagonal),
- Ambos os lados (mais curta na parte central e mais comprida nas extremidades),
- Com inclinação para o centro (mais comprida na parte central e mais curta nas extremidades)?
Portanto, pesquise, descubra o que você quer e converse com o cabeleireiro! Tente explicar da melhor forma possível seus desejos.
One thought on “Como explicar o corte de cabelo que você quer”