Na dúvida entre o corte curto e o longo? Adote o médio!

Corte Médio

Convenhamos: não é fácil escolher o comprimento ideal do corte de cabelo. O curtinho destaca o rosto. Em alguns casos o longo tem o risco de deixar o seu semblante mais pesado. Ô dúvida cruel! Mas porque não ficar no meio do caminho? Porque não adotar o médio se você está na dúvida entre o corte curto e o longo?

O corte médio é versátil e pode ser a sua escolha ideal.

No meio dos cabeleireiros o corte médio é conhecido como midi. E ele existe não é de hoje. Na verdade, ele já está por aí há muito tempo. Mais precisamente há um século. Ele já era um grande sucesso nos anos 20 – do século passado! Basta ver as fotos das atrizes daquela época, como a linda Louise Brooks.

O corte médio é versátil, pode transitar entre o moderno e o requintado, e fica ali, entre o curto e o longo.

Aqui no Brasil a gente conhece esse tipo de corte como Chanel. Mas lá fora ele é conhecido como Bob. O famoso Bob Cut. E dizem que quem inventou foi um cabeleireiro chamado Antoine de Paris. O ano era 1909 e ele se inspirou nos cabelos curtos de Joana D’Arc.

Se antes as mulheres usavam apenas cabelos longos, a partir do corte inventado por Antoine elas começaram a adotar os cabelos médios, logo acima dos ombros.

O cinema e algumas personalidades ajudaram a popularizar o corte. Dentre elas a estilista Coco Chanel – de onde nós brasileiros tiramos o nome. Chanel e Louise Brooks não foram as únicas: Greta Garbo, a primeira dama dos Estados Unidos Eleanor Roosevelt, a atriz francesa Sarah Bernhardt e várias outras adotaram o bob cut.

Mais recentemente, o Bob voltou ao sucesso em 2006, quando ninguém menos que Madonna adotou o corte médio. E depois dela outras cantoras de sucesso, como Rihanna (no clipe de Umbrella, lembra?) e Britney Spears.

Pronto. O Bob (ou o nosso Chanel) estava de volta à moda.

Mas como tudo na vida ele evoluiu. O Bob cresceu e virou o Long Bob. Ele desceu do queixo para a altura dos ombros. E esse comprimento é ideal para mulheres mais maduras, uma vez que disfarça possíveis marcas de expressão e desvia a atenção para o conjunto.

Pessoas mais jovens e ousadas podem experimentar no comprimento, no formato e nas texturas, dando mais dinamismo ao corte.

Corte médio moderno

Mas o  Bob pode variar também em outros pontos, como o acabamento e a forma de pentear. Usá-lo ao meio transmite equilíbrio. Deslocado para um dos lados passa a ideia de dinamismo. Em ondas ou cachos fica ainda mais feminino e descontraído. Com pontinhas de for a mostra que você é uma pessoa receptiva e quando embutido transmite introspeção. Para quebrar o ar clássico, opte pela base inclinada para frente com corte em camadas e mescle diferentes nuances na coloração. E ainda tem a franja, mais uma opção dentre todas as variações!

E então? Você já pensou em adotar o adotar o corte médio? Porque não adotar o Bob ou o Long Bob?

Uma dica final: se você já tiver pensado em fazer um corte médio, mas não sabe como explicar exatamente o que quer leia esse meu texto sobre como explicar o corte que está na sua cabeça para seu cabeleireiro. Acho que pode te ajudar…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *